Ônibus Puno-Cusco: não cometa o mesmo erro que a gente!

onibus-puno-cusco-passeando2

Muita gente que viaja pelo Peru faz o percurso Puno-Cusco (ou o contrário) de ônibus. Como o trajeto é longo – são sete horas de viagem – a maioria das pessoas pega o noturno Cruz del Sur e economiza a estadia dessa noite. A gente não queria fazer nada com pressa e ficamos com medo de uma noite mal dormida, por isso preferimos um ônibus que fosse durante o dia. A princípio, pensamos em pegar o turístico, que tem várias paradas ao longo do caminho em cidadezinhas diferentes. Claro que esse é bem mais demorado – quase 10 horas -, o preço era bem mais alto e a gente já estava doido pra chegar em Cusco, então optamos por pegar o “normal” mesmo.

Já havíamos pego o ônibus da Cruz del Sur para chegar em Puno, vindo de Arequipa. É ótimo, mega confortável, serviço de bordo, filme, motoristas se revezando… muito bom! Queríamos repetir a dose até Cusco, mas nos informaram que não havia ônibus dessa empresa durante o dia. Assim, fomos pela Transzela (S/. 35).

onibus Puno-Cusco passeando
Serviço maravilhoso! Imagem: Cruz del Sur

Quando entramos ficamos impressionados. Parecia ser ainda melhor que o da Cruz del Sur, que tinha sido maravilhoso! Mas foi só a viagem começar que vimos que não era essa maravilha toda… no início da manhã, quando pegamos, estava um friozinho gostoso, mas quando foi chegando perto de meio-dia começou a ficar insuportavelmente quente. O ar não funcionava! Todo mundo reclamando do calor e os atendentes nem aí. No começo da viagem teve um filme, a gente se distraiu, mas depois mais nada! Ficou por hoooooras e horas repetindo um mesmo DVD de música peruana que já tava enlouquecendo os passageiros – porque vamos combinar que é legal e tal, mas escutar por tanto tempo assim aquela flautinha, não tem cristão que aguente! Banheiro só tinha no andar de baixo e era podre. O andar de cima, onde a gente estava, balançava que só a gota! Enfim, as sete horas de viagem foram uma eternidade e eu me arrependi profundamente por não ter pago o turistão ou o noturno da Cruz del Sur, que todos dizem ser maravilhoso.

onibus Puno-Cusco passeando2
Serviço terrível! Imagem: Transzela

Foi isso. Cheguei LO-KA em Cusco, doida pra dar na cara do rapaz que estava entregando as malas – sim, ele fazia questão de ser um porre -, mas foi só ir vendo a cidade que o estresse foi passando… mas fica aqui o meu relato para que você não cometa o mesmo erro que a gente cometeu. Transzela nunca mais!

Imagens :: internet

Share Button

Deixe uma resposta