O Natal Luz de Gramado

Gramado 808

Quando eu era pequena me lembro que me contaram sobre o Natal Luz de Gramado e eu fiquei imaginando como deveria ser lindo ir para uma cidade cheia de luz de Natal e figuras do Papai Noel por todo o lado. Eu adoro essas coisas de enfeitar, entrar no clima e fiquei curiosa desde então para conhecer o maior evento de Natal do nosso país. Depois de “velha” a vontade diminuiu – ou terá sido o bolso que falou mais alto? -, mas não foi embora. Este ano, sem muita programação, e eu e o marido fomos conhecer esse pedacinho cheio de luz do Sul do Brasil.

Natal luz de Gramado 1

O Natal Luz de Gramado

O Natal Luz é mesmo lindo, até porque a beleza da cidade ajuda e muito! Casinhas em estilo alemão por todo lado, hortênsias que teimavam em chamar nossa atenção e mais um monte de luz e enfeite de Natal para me encher de alegria. As ruas e praças do centro ganham uma decoração linda e, claro, todos os estabelecimentos entram na onda e se enfeitam para deixar a cidade ainda mais bela e iluminada. As avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias ficam lotadas de turistas loucos para tirar foto a cada esquina. E eu, claro, era uma delas.

Natal luz de Gramado 2

Gramado 342

Durante o Natal Luz, que este ano começou oficialmente dia 01 de novembro e vai até 12 de janeiro, vários espetáculos são oferecidos ao público, alguns pagos, outros for free. Para conseguir ingresso, é preciso muita antecedência, ou então vai ficar como um monte de gente que vimos por lá doidos para assistir a um e tendo que deixar nome numa lista de espera enorme, pagando bem mais caro. Ainda bem que somos prevenidos e já tínhamos comprado meses antes, junto com passagem e hospedagem. O mais famoso e voltado para adultos é o Nativitaten, mas há também o Natalis, Grande Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e Au Au, uma Aventura de Natal.

Assistimos ao Nativitaten, uma ópera a céu aberto que acontece no Lago Joaquina Rita Bier. Eu nem sou louca por ópera, mas o show é realmente lindo. Águas dançantes, muitas luzes, música e fogos de artifício o tempo todo. Eles também distribuem uma vela pra cada espectador que é usada no fim do espetáculo. Um fim liiindo, diga-se de passagem, e que não vou contar, claro. Quando chegamos por lá, vimos que há alguns espacinhos do lado de fora, de onde é possível ver sem pagar nada. Mas claro que se for fazer isso vá beeem cedo para pegar lugar porque é bem disputado. Conseguimos ver o espetáculo Natalis assim, o que foi ótimo, porque eu não pagaria para vê-lo.

Natal luz de Gramado 3

Natal luz de Gramado 4

Dica: muito cuidado com essa vela do Nativitaten. Eu quase queimei a senhora da minha frente porque deixei cair acesa! Ainda bem que bateu na minha mão e apagou antes de bater na mulher. Ufa!

Durante o dia também tem programação! Às 15h, na Av. Borges de Medeiros, acontece a Parada de Natal, com carros alegóricos e o Papai Noel com seus coleguinhas. Também à tarde, em vários horários, a Rua Coberta é palco de várias apresentações. Se quiser assistir sentado, já sabe, né?! Às 21h, todos os dias, em frente à Igreja de São Pedro, é hora do acendimento das luzes. Eu confesso que achei que fosse ser um espetáculo mais bonito, com mais suspense e emoção, mas as luzes acendem que você nem percebe direito. Acho que estão precisando cuidar melhor desse momento, hein?!

Natal luz de Gramado 5
Natal luz de Gramado 6

Outro espetáculo que está acontecendo por lá e não faz parte da programação oficial do Natal Luz é o Korvatunturi. No último dia, vimos que era a atração mais bem classificada por lá pelo Trip Adivisor, ficamos curiosos e demos sorte de conseguir ingresso. E ainda pegamos lugar na primeira fila! Arrasamos na despedida, vale muito a pena!

Além disso tudo ainda tem a Vila de Natal, uma espécie de pracinha natalina com várias barraquinhas vendendo enfeites e coisas temáticas e onde também acontecem apresentações; a Vila do Papai Noel, que funciona o ano todo e onde eu voltei a ser criança e a acreditar por um momento na existência do bom velhinho; o Tour de Natal, um ônibus antigo que leva, de graça, os turistas aos principais pontos do evento, e mais um bocado de coisa. Para saber mais é só vir aqui, oh!

Natal luz de Gramado 6

Natal luz de Gramado 7

Natal luz de Gramado 8

Enfim, Gramado é uma cidade linda que fica ainda mais linda nessa época – e bem mais cara também! Então, se você adora Natal, enfeites, luzes, espetáculos, vale se programar para conhecer esse evento e, de quebra, passear bastante por aquelas bandas.

Share Button

Deixe uma resposta