Lugares para conhecer em Londres, por Eliza Brito

lugares-para-conhecer-em-londres

Em abril de 2015, minha amiga e correspondente, Eliza Brito, viajou à terra da rainha e escreveu para o Passeando vários textos com dicas e com suas impressões sobre a cidade. Aqui está o post especial sobre os lugares para conhecer em Londres.

lugares para conhecer em londres - Lago Serpentine, no Hyde Park
Eliza no Lago Serpentine, Hyde Park

Lugares para conhecer em Londres: o que não pode faltar

Londres já tinha conquistado o meu coração em 2005, quando passei três dias incompletos na cidade durante uma viagem muito astral de final de ano, que incluiu Paris, Londres e Barcelona. Eram tempos de intercâmbio universitário e minhas andanças pela capital inglesa se resumiram a pontos turísticos mais badalados, comida de fast-food e amigos queridos por perto. Dessa vez, fui com minha mãe e passei 10 dias. Conheci bem mais da cidade, comi muito melhor e ainda tive tempo de visitar um pouco dos arredores. Londres me pareceu ainda mais fantástica.

lugares para conhecer em londres - Parlamento e Big Ben
Parlamento e Big Ben

Para quem quer fazer apenas o básico, é bom lembrar que ele inclui muita coisa. Além de Westminster, onde estão localizados o Parlamento, com o seu Big Ben; a Abadia de Westminster; o rio Tâmisa e o incrível London Eye – passeio que vale muito a pena por proporcionar uma vista incrível da cidade -, é fundamental conhecer a Trafalgar Square e o Palácio de Buckingham, a Tower Bridge e a Tower of London, o Piccadilly Circus e o paraíso das compras chamado Oxford Street, além dos maravilhosos bairros de Camden Town e Notting Hill.

lugares para conhecer em londres - Candem-Town
Candem Town

Quem gosta de arte e cultura precisa conhecer, pelo menos, os incríveis British MuseumNational GalleryVictoria and Albert Museum e Tate Modern, todos de graça. Também vale a pena tirar um tempinho para visitar o cheio de vida mercado de Convent Garden e passear nos enormes e agradáveis Hyde Park e Regent´s Park. Sem falar que não dá para sair da terra da rainha sem tomar um tradicional chá da tarde, sem passar na gigante loja Harrods e sem conhecer o agitado bairro do Soho.

lugares para conhecer em londres - Regent´s Park
Regent’s Park

Conhecer Londres é se maravilhar com a educação e a gentileza do povo que possui o sotaque mais lindo do mundo. É morrer de caminhar e querer continuar caminhando para não perder nenhum detalhe da cidade. É fazer tudo de metrô com rapidez e eficiência. É ficar em dúvida na hora de atravessar a rua porque a mão inglesa confunde mesmo. É andar de ônibus só porque aquele vermelhinho de dois andares é o máximo. É não querer sair nunca mais dos incríveis museus que, além de tudo, são gratuitos.

Conhecer Londres é saber que vai morrer de saudade.

Quatro museus gratuitos em Londres

A melhor coisa da cidade eu não saberia dizer, mas os museus estão, sem dúvidas, na lista dos melhores lugares para conhecer em Londres . E vale ressaltar que muitos deles são gratuitos, mas não deixam de manter a qualidade da manutenção, do acervo, da estrutura. Cidade que valoriza arte e conhecimento e oferece tudo isso de forma gratuita merece toda a minha admiração. Muitos museus pagos também merecem a visita do turista, mas vou destacar quatro gratuitos que eu adorei.

lugares para conhecer em londres - British Museum
British Museum

Indispensável, o British Museum é parada obrigatória, mesmo para quem não gosta de museus. Dono de um acervo gigantesco, foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo. É impossível ser visitado em apenas um dia, por isso o ideal é eleger o que deseja visitar. Não deixaria de conhecer a Pedra de Roseta – fragmento de uma coluna monolítica de granodiorito do Egito Antigo cujo texto foi fundamental para a compreensão moderna dos hieróglifos -, nem o incrível setor das múmias.

Localizada na Trafalgar Square, no centro de Londres, a National Gallery abriga um coleção fantástica de pinturas que vão do século XIII até o começo do passado século XX. De estilo neoclássico, o prédio monumental conta com um interior deslumbrante. Para visitar todo o acervo é preciso mais de um dia, por isso indico que o visitante compre um mapa, que custa apenas uma libra, e escolha as galerias que deseja visitar. Eu não deixaria de passar nas salas com as obras dos impressionistas, como Monet e Van Gogh.

lugares para conhecer em londres - Obras de Van Gogh
Van Gogh

O Tate Modern, localizado às margens do rio Tâmisa, é um museu de arte moderna que faz valer a pena o passeio pela linda Millenium Bridge. Ao contrário da Natinal Gallery, é possível visitar todo o acervo do Tate Modern em poucas horas. Também gratuito, conta com mostras temporárias que são pagas. Destaco como indispensável para quem visita o museu contemplar as obras de Picasso.

lugares para conhecer em londres - Millenium Bridge
Millenium Bridge

Para finalizar, o Victoria and Albert Museum, que me surpreendeu. Localizado em um lindo prédio ao lado dos também incríveis museus de História Natural e de Ciências de Londres, a atração conta com um acervo sensacional de esculturas, acessórios de moda, roupas, objetos de arte, design e decoração. Quando entrei, me senti numa galeria de arte italiana, com esculturas lindas, com destaque para as de Rodin. Fui passeando e me encantei com a quantidade de objetos de moda e de design. Há quem diga que o Victoria and Albert é o maior museu de artes decorativas e design do mundo. Os jardins do museu também merecem uma visita.

lugares para conhecer em londres - Jardins do Victoria and Albert
Victoria and Albert Museum

Ótimas atrações ao ar livre em Londres

Uma das melhores coisas para se fazer em Londres é caminhar pela cidade. E, para quem gosta de atrações ao ar livre, melhor ainda, porque a capital inglesa está cheia delas. Além dos parques, Londres conta com mercados e bairros lindos que convidam a uma boa caminhada.

lugares para conhecer em londres - Lago Serpentine - Hyde Park
Lago Serpentine, Hyde Park

O Hyde Park consiste numa das maiores áreas verdes da cidade, com a sua famosa Speakers’ Corner, onde tradicionalmente qualquer cidadão pode fazer discursos criticando qualquer um, com exceção da Família Real e do governo inglês. Eu não tive a sorte de escutar nenhum pronunciamento e fiquei morrendo de pena por isso. Os jardins Kensington ficam adjacentes ao parque e valem demais uma visita, principalmente pelo lindo lago Serpentine. Mesmo assim, eu preferi o Regent´s Park, que ficava bem perto do meu hotel, nos arredores do famoso Museu Madame Tussauds. Verde, cheio de jardins, o parque é muito agradável e ainda estava com as cerejeiras floridas, uma coisa linda! O London Zoo fica dentro dele, mas não visitei.

lugares para conhecer em londres - Speakers Corner - Hyde Park
Speakers Corner, Hyde Park

Para quem gosta de mercados, o Convent Garden é parada obrigatória na terra da rainha. Cheio de lojas, de artistas de ruas, de restaurantes, o lugar tem um clima alegre e cheio de vida. Foi das programações que mais gostei de fazer na cidade. O Borough Market é um centro de distribuição e abastecimento de alimentos e muitos restaurantes compram suprimentos por lá. Dizem que é o mais antigo mercado da cidade, não apurei a informação para afirmar com certeza. Os produtos são caros, mas, como fica perto da Tower Bridge, passei por lá para conferir.

lugares para conhecer em londres - Convent Garden
Convent Garden

E quem gosta de atividades ao ar livre não pode deixar de conhecer os bairros mais legais para um bom passeio em Londres: Notting Hill e Camden Town. O primeiro pode e deve ser visitado num sábado, quando ocorre a feira de antiguidades Portobello Road Market. As ruas de casinhas coloridas ficam cheias de gente e de barraquinhas com os mais diversos produtos. Já Camden Town é para ir a qualquer hora, em qualquer dia. Uma mistura de todas as tribos, o lugar é uma descoberta a cada esquina. Eu passaria o dia inteiro por lá. Vale também provar algumas das mais variadas comidas de rua de todos os cantos do mundo oferecidas em Camden Town. Eu já tinha comido e não provei nada. Uma pena.

lugares para conhecer em londres - Portobello Market
Portobello Market

Para quem vai a Londres minha dica é: levem um bom tênis, preparem as canelas e aproveitem.

Vistas imperdíveis em Londres

Mesmo sendo uma cidade extremamente cosmopolita, Londres é plana e possui poucos arranhas céus. Essa realidade faz com que seja tão gostoso caminhar pela capital e com que valha tanto a pena pagar para ter uma vista do alto. Da primeira vez que visitei a cidade, em 2005, subi no London Eye, roda gigante que permite uma vista linda da capital inglesa. A entrada para a atração custa 19,35 libras, preço similar ao passeio de catamarã e a entrada na Saint Paul´s Cathedral.

lugares para conhecer em londres - London Eye
London Eye

A entrada na catedral custa exatas 18 libras, mesmo assim, vale muito a pena. Além de visitar um dos mais importantes templos religiosos de Londres, onde o príncipe Charles casou com a princesa Diana, é possível subir na cúpula da igreja e ter uma vista panorâmica da cidade. A subida é uma aventura: centenas de degraus, passagens estreitas e a proibição de descer antes de chegar no topo. Eu adorei, mas quem tem claustrofobia, labirintite ou pânico não deve subir.

Outra forma de observar a cidade é fazendo o passeio de catamarã de ida e volta, com saída de Westminster até Greenwich, com parada na Tower Bridge. O ingresso custa em torno de 16 libras e pode ser comprado do lado do rio Tâmisa, na margem oposta ao do London Eye. Há mais de uma empresa fazendo o passeio, fui na City Cruises e achei bem legal. Além das belas paisagens, passear por Greenwich é garantia de um dia agradável.

lugares para conhecer em londres - Porto de Greenwich
Porto de Greenwich

Existem outras opções de vista de Londres. Uma das mais procuradas é a do edifício Shard, um arranha céu em forma de pirâmide, inaugurado em 2012, com mais 300 metros de altura.  Fica perto da Tower Bridge e eu até tirei uma foto na frente dele, mas não quis pagar para subir no topo (24,95 libras). Quem sabe numa próxima viagem.

lugares para conhecer em londres - The Shard
The Shard

Passeando nos arredores de Londres

Quem tiver mais de cinco dias em Londres pode pensar em fazer alguns passeios pelos arredores da capital inglesa. Não faltam opções de pacotes turísticos e o viajante também pode comprar sua passagem de trem e seguir de forma autônoma para o seu destino. No nosso caso, achamos mais barato o dia que viajamos num pacote turístico, mas os dois passeios valeram a pena.

lugares para conhecer em londres - Castelo de Windsor
Castelo de Windsor

O nosso pacote do dia inteiro incluía as visitas ao Castelo de Windsor, Stonehenge e Oxford, com entradas, transporte e guia turístico inclusos, ao valor de 86 libras por pessoa. A visita ao castelo foi meio agoniada, porque ele é enorme e cheio de atrações interessantes, com destaque para a sala de bonecas e a abadia lindíssima. O passeio é feito com áudio-guia, o que ajuda bastante o visitante, até porque existe a opção de ouvir em português.

Stonehenge é uma visita intrigante, porque parece mesmo impossível entender como aquelas pedras foram parar ali, num lugar plano e cheio de grama. Macchu Picchu, no Peru, é mais emocionante, claro, mas me pareceu menos intrigante do que aquelas pedras no meio do nada. Os Incas construíram um império, tinham um propósito. Stonehenge me pareceu menos lógico. Mas o melhor do dia, para mim, foi o walking tour pela bela cidade universitária de Oxford. Senti como se estivesse num filme de Harry Poter, e algumas cenas foram mesmo filmadas por lá. Dá vontade de voltar a estudar inglês e tentar um mestrado sanduíche na cidade onde as bicicletas ficam soltas e as ruas remetem ao passado, mas são cheias de vida contemporânea.

lugares para conhecer em londres - Stonehenge
Stonehenge

No penúltimo dia da nossa viagem, resolvemos pegar um trem e irmos a Bath, uma cidadezinha que fica a menos de duas horas de trem de Londres, saindo da estação Paddington. Só a passagem nos custou 56 libras por pessoa. Mas foi maravilhoso caminhar pela cidade, que foi dominada pelos romanos e que, por isso, possui uma arquitetura toda linda, com os banhos termais, o Royal Crescent, o The Circus, a ponte Pulteney e uma abadia lindinha. Vale passar no centro de informações turísticas, ao lado da abadia, e pegar um mapa da cidade. Depois é se deixar perder e se achar de novo nessa cidade que me pareceu ser uma das mais belas da Inglaterra, mesmo eu conhecendo tão pouco do país da monarquia mais famosa do mundo.

lugares para conhecer em londres - The Royal Crescent
The Royal Crescent, em Bath
Share Button

Deixe uma resposta